AS MELHORES UNIVERSIDADES PARA QUEM QUER TRABALHAR COM FINANÇAS ESTÃO NO REINO UNIDO

Ranking identifica os melhores mestrados para quem quer uma alternativa ao MBA

O QS Ranking, classificação elaborada pela empresa britânica Quacquarelli Symonds, classificou os mestrados em finançascomo uma alternativa a programas de MBA. Para quem deseja se aprofundar em investimentos e saber os próximos passos em uma carreira no mercado financeiro, tais cursos fazem sentido. Mas quais deles se destacam, entre as instituições estrangeiras?

Para estabelecer uma resposta, o ranking universitário seguiu o modelo já consagrado: avaliar pontos em comum das universidades, para determinar quais oferecem uma boa experiência acadêmica e perspectivas de carreira. Entre os critérios levados em consideração, estão indicadores como empregabilidade, perfil dos alunos egressos e diversidade dos departamentos.

Usando a mesma regra, a classificação verificou quais escolas se dão bem na área de finanças. Nas 10 primeiras posições, as escolas de negócios europeias dominam – incluindo instituições francesas e britânicas, no pódio.

1 – London Business School
Primeira colocada no ranking, a London Business School oferece dois tipos de mestrado em finanças: a opção full-time, que dura de 10 a 16 meses, e a part-time, de 22 meses. As vantagens da escola incluem desde a localização – em Londres, cidade privilegiada para quem trabalha com mercado financeiro – até a forma como o curso é estruturado. Como resultado, as estatísticas da escola chamam atenção: 96% dos alunos conseguem um emprego em até três meses depois de formado.

São quatro concentrações possíveis: Gestão e Análise de Investimentos, Gestão de Risco e Derivativos, Finanças Corporativas e CFO. Como parte da formação, os alunos da LBS têm acesso aos princípios de finanças e também a matérias voltadas a aperfeiçoar sua trajetória profissional. Um exemplo claro é a disciplina de Personal Assessment and Development, que permite aos estudantes avaliar seus pontos fortes e fracos e traçar um plano de carreira.

2 – MIT Sloan School of Management
O Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) tem um nome a zelar em uma série de áreas, como as mais variadas engenharias e o empreendedorismo. Para finanças, não é diferente. O currículo, desenhado para ajudar os alunos a prosperar nesse campo, combina teorias financeiras e atividades práticas, como as disciplinas de Action Learning. Nesse caso, os estudantes desenvolvem projetos junto a empresas parceiras do MIT e apresentam o resultado final à companhia.

Além do curso em si, a escola promove uma viagem para a Ásia, para explorar as oportunidades do mercado financeiro local, e os alunos se organizam em clubes de interesse. Entre eles, estão o Finance Club, o Investment Management Club e o Venture Capital & Private Equity Club.

3 – A HEC (Hautes Études Commerciales)
Paris oferece um ensino flexível para os alunos, em seu programa voltado às finanças. O curso tem duração de dez meses e aceita candidatos com formação em áreas como engenharia, física e matemática. No primeiro semestre de formação, os estudantes fazem disciplinas de acordo com sua formação inicial. Para os que não tiveram acesso aos conceitos básicos de finanças, é a vez de adquiri-los em aula.

Já o segundo semestre consiste na escolha de matérias obrigatórias e eletivas, de acordo com os planos de carreira do estudante. Há duas especializações possíveis, em Corporate Finance e Capital Markets, além de 15 eletivas na área. Outro aspecto destacado pela instituição francesa tem a ver com o ambiente de estudos, que deve estimular a interação entre os alunos. Uma das políticas da escola, por exemplo, é de basear honrarias e prêmios apenas no GPA de cada membro da sala, e não no comparativo com seus colegas.

Lista das dez primeiras:

1 – London Business School (Inglaterra)
2 – MIT Sloan School of Management (Cambridge, Estados Unidos)
3 – HEC Paris (França)
4 – Saïd Business School, na Universidade de Oxford (Inglaterra)
5 – Haas School of Business, da Universidade da Califórnia em Berkeley (Estados Unidos)
6 – ESADE Business School (Barcelona, Espanha)
7 – Anderson School of Management, na UCLA (Estados Unidos)
8 – ESCP Europe (Berlim, Londres e Madri)
8 – Universidade Luigi Bocconi (Itália)
9 – EMLYON Business School (França)
10 – ESSEC Business School (França)

* Matéria originalmente publicada no site parceiro Estudar Fora.

Fonte: https://epocanegocios.globo.com/Mundo/noticia/2018/05/melhores-universidades-para-quem-quer-trabalhar-com-financas.html

Postagens recentes