Comentários desativados em IMIGRANTES DA UNIÃO EUROPEIA NÃO DEVEM TER TRATAMENTO PREFERENCIAL NO REINO UNIDO

| ORIENTAÇÃO JURÍDICA EM LONDRES, ASSISTÊNCIA A BRASILEIROS EM LONDRES, BRASILEIROS EM LONDRES, ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA NO REINO UNIDO | 19/09/2018

Cidadãos europeus podem deixar de ter prioridade no acesso ao mercado de trabalho no Reino Unido em relação aos imigrantes de fora da União Europeia.

O Comité Consultivo para a Migração, comissão independente criada para aconselhar o governo britânico neste âmbito, diz não ver quaisquer vantagens em atribuir um sistema de regras diferente para imigrantes da União Europeia.

“Se o Reino Unido determinar o seu novo sistema de imigração independentemente das negociações sobre a futura relação com a UE, não vemos razões para que seja obrigatório um conjunto diferente de regras aos cidadãos da ZEE (Zona Económica Europeia) e de fora da ZEE. O impacto de um imigrante depende de fatores como as suas competências, emprego, idade e uso de serviços públicos, e não necessariamente da sua nacionalidade”, lê-se no relatório.

Por outro lado, seria preferível tornar mais fácil a entrada no Reino Unido de imigrantes altamente qualificados, “ao mesmo tempo que restrinja o acesso de trabalhadores menos qualificados”. considera a comissão.

Apesar destas recomendações, o relatório vinca não existirem provas de que os imigrantes tenham impacto na taxa de desemprego e refuta as alegações de que os custos com serviços públicos, como o sistema nacional de saúde, a educação ou a segurança social têm aumentado devido ao número elevado de imigrantes europeus.

A questão da imigração foi das principais impulsionadoras da votação da votação a favor do Brexit, em 2016, e Theresa May comprometeu-se a acabar com a liberdade de circulação após a saída do Reino Unido.

“Ainda podemos evitar a catástrofe”

O presidente do Conselho Europeu considera possível que não haja acordo entre a União Europeia e o Reino Unido até março de 2019 e admite a necessidade de uma cimeira extraordinária sobre o Brexit, em novembro.

“Infelizmente, um cenário de não acordo ainda é bem possível, mas se todos agirmos com responsabilidade, podemos evitar a catástrofe”, escreveu Donald Tusk na carta enviada aos chefes de Estado e Governo dos 28 para a reunião informal que decorre quarta e quinta-feira em Salzburgo, Áustria.

Os 28 chefes de Estado e de Governo da UE reúnem-se a partir de quarta-feira em Salzburgo para discutir a fase final das negociações da saída do Reino Unido, incluindo a “possibilidade de convocar outro Conselho Europeu em novembro”, escreve Donald Tusk, lembrando que esta saída deve ser finalizada a tempo para o Reino Unido deixar a UE, como planeado, em março de 2019.

Fonte: https://www.tsf.pt/internacional/interior/imigrantes-da-uniao-europeia-nao-devem-ter-tratamento-preferencial-no-reino-unido-9865949.html