Comentários desativados em Como são os Pubs em Londres

Como são os Pubs em Londres

| RESTAURANTES EM LONDRES, TRANSPORTE PÚBLICO DE LONDRES, CULTURA LONDRES, VIVER NO REINO UNIDO, BRASILEIROS NO REINO UNIDO | 08/02/2018

Ir a um pub em Londres é uma atração turística em si. A tradição é tão grande que eles funcionam de uma forma diferente dos bares normais. Por isso, vamos explicar um pouco das curiosidades dos pubs em Londres.

A palavra “pub” vem de “public house” e todo mundo que mora em Londres tem seu local pub, aquele que fica perto de casa e que reúne a vizinhança. Descubra abaixo como funciona um pub em Londres!

O que beber no pub

Claro que a cerveja é a bebida principal do pub em Londres, mas é possível pedir um vinho, uma dose de whisky, a tradicional cidra e também, algo não alcóolico. Mas vamos focar nas cervejas. Existem dois tamanhos: o pint (473ml) e o half pint (metade de um pint)

Foto: Almost Locals

Existem as kegs e as cask beers. As cask ales são as tipicamente britânicas, fermentadas no barril e não-pasteurizadas. Por isso, são mais naturais e têm menos gás que um chopp. O único lugar onde você pode pedir uma cask é no pub. Geralmente estão mais na temperatura ambiente, coisa que nós brasileiros não curtimos tanto. As kegs são todo o contrário: pasteurizadas, com gás adicionado e mais geladinhas. Aquivocê pode saber mais sobre as duas.

Os tipos de cerveja disponíveis no pub em Londres são tantos que é melhor clicar nesse link para saber mais de cada uma.

As marcas são diversas. Há pubs que servem marcas bem mais comerciais como Guinness e Stella Artois. A Fullers é uma marca Londrina bastante popular na cidade e domina diversos pubs. Claro que a moda das cervejas artesanais tomou os pubs de Londres e existem diversos pubs especializados nelas. Aqui está uma lista da Time Out com os melhores pubs de cerveja artesanal em Londres.

O serviço no pub

Não existe serviço de mesa nos pubs tradicionais. Você deve ir ao balcão para pedir sua bebida e também, a comida. Seja paciente e espere sua vez, pois os bartenders estão muito atentos à ordem de chegada dos clientes no balcão.

Tudo deve ser pago no momento do pedido. Isso é incrível, pois na hora que você quiser ir embora, é só levantar e ir. A comida é levada na mesa por alguém do bar e você pode deixar os copos e pratos vazios por lá mesmo.

Comida de pub

O Pub grub, como é chamada a comida no pub em Londres, pode variar muito de um lugar para outro. Há bares que não tem nenhum foco nisso e servem batata-frita de saco, as crisps. Outros já oferecem a comida tradicional do pub, como fish and chips, sunday roast, shepherd´s pie (leia aqui nosso post sobre comida tradicional inglesa) ou hambúrgueres. Não espere pratos maravilhosos, a qualidade deixa a desejar na maioria das vezes. É comida para matar a fome e evitar que você beba de estômago vazio. Porém nos últimos anos, com o boom gastronômico na Inglaterra, os pubs receberam um raio gourmetizador e alguns se transformaram em gastropubs, onde você vai comer pratos mais elaborados e deliciosos. Aqui temos alguns exemplos de gastropubs que já fomos e curtimos.

Nome dos pubs

Tradicionalmente, os pubs podem ter um nomes de títulos de nobreza, mitologia, militares famosos ou algo completamente sem sentido aparente.  Duke of algum lugar, Kings Arms, Lord Nelson e Red Lion são comuns.

Já os engraçadinhos contam como”The Bag o’Nails” (que soa como bacanal em inglês) e nomes non-sense como The Swan With Two Necks (o cisne com duas cabeças). Meu nome com duplo sentido preferido é o Dirty Dicks que fica em frente da estação Liverpool Street.

Etiqueta de pub em Londres

O pub tem toda uma dinâmica de funcionamento e regras de convivência. Aí vão algumas delas:

• Quando você está em grupo, é normal que cada pessoa pague uma rodada de cerveja para todo mundo. Não vá embora sem pagar a sua rodada!
  • Não é esperado que você dê gorjeta no pub, esse não é um hábito comum na Inglaterra.
  • Seja educado com o pessoal do bar e use sempre o “please”e “thank you“.
  • Caso o bar não esteja muito cheio, você pode pedir a opinião do barman e provar algumas cervejas.
  • Os pubs fecham cedo, geralmente às 23:00. Na hora-limite do último pedido, toca um sino para avisar que o bar está para fechar ou o dono do bar grita “Last orders!”. Quando o sino toca pela segunda vez, significa que o bar fechou.
  • Depois de fechado o bar, as pessoas podem ficar no recinto até o horário de fechamento do mesmo. Antes, existia o drink up time: todo mundo tinha que terminar o último copo  20 minutos depois do último pedido.
  • Você pode puxar papo com as pessoas no pub, falando de assuntos como o tempo, a vida na cidade, as notícias que estão nos jornais e claro, a cerveja.
  • É normal dividir mesas, sempre antes pedindo permissão de quem está já sentado lá. Você pode sentar onde quiser em um pub. Se ele for um gastropub, aí sim você deve esperar que alguém te leve até a sua mesa.

Pubs míticos de Londres

Muitos dos pubs antigos de Londres foram destruídos no grande incêndio da cidade em 1666. Porém Londres ainda conta com pubs centenários,  como o Ye Olde Mitre (fundado em 1546 e há rumores que até a rainha Elizabeth I frequentou o pub), Spaniards Inn (1585) ou o Ye Olde Cheshire Cheese (1667).

Ten Bells em Whitechapel é famoso pois está na área dos crimes do Jack, o estripador. Já o Lamb and the Flag tinha como cliente o famoso escritor Charles Dickens e dizem que o The Crown Tavern foi palco de um encontro entre Lenin e Stalin.

Entre os pubs com uma decoração especial em Londres estão o Princess LouiseThe Viaduct e o The Blackfriar, com sua aparência art noveau.

Para encontrar outros pubs, visite o site da CAMRA (Campaign for Real Ale), uma associação independente que preza pelos pubs tradicionais.

Fonte: Almostlocals / by Sarah Sioli Galvão