A Fundação Brasil apoia o Chikenshed London – um programa único de educação artística que trabalha com os jovens de baixa renda do norte de Londres, entre os 14 e os 18 anos

O Chikenshed London é um dos principais produtores artisticos do Reino Unido. Eles estão empenhados em produzir o teatro contemporâneo da mais alta qualidade, além de estimular a criatividade dos jovens de baixa renda do norte de Londres.

Todos os participantes são provenientes de certos grupos desfavorecidos em dois níveis (em termos de educação e capacitação). O Chikenshed London pretende envolver os jovens que estão à margem da sociedade, incluindo aqueles que sofrem com a falta de moradia, alojamento públicos, ou se enquadram como refugiado, ou ainda estão envolvidos em situação de risco social como pertencimento a gangues, abuso de drogas, dificuldades de aprendizagem, e problemas de saúde mental.

Ao participar do programa, eles aprendem habilidades vitais, como gerenciamento de tempo, trabalho em equipe, respeito pelos outros e por si mesmos. Através da criação de histórias os jovens têm oportunidade de provar comportamentos alternativos em um ambiente seguro.

O programa dura ao todo 9 semanas, e ocorre duas vezes por ano, envolvendo aproximadamente 10 jovens em cada sessão, com atividades agendadas a cada 3 semanas. Cada um deles obtém uma qualificação no final do curso, que para alguns significa muitas vezes a primeira qualificação formal.

Graças ao generoso apoio da Fundação Brasil, o programa vem engajando jovens mais desfavorecidos, e ajudando a dar uma visão mais otimista.

Atualmente, mais de 50% dos participantes vivem em alojamentos. Dentre eles, jovens na faixa etária entre 18 e 20 anos, alguns com graves problemas de saúde mental, vícios e dificuldades de aprendizagem.

Os resultados aferidos são excelentes, e o programa apresenta uma melhora na confiança, autoestima e nas habilidades, como comunicação interpessoal e trabalho em equipe.

Os estudantes trabalham sempre em grupos, e com isso superam desafios e dificuldades. Na apresentação inicial e final, que faz parte do programa, existe uma narrativa, onde cada participante tem a oportunidade de contar sua própria história por meio de atividades de teatro, dança e poesia.

A Fundação Brasil tem colhido bons frutos com este projeto inovador que apoia a diversidade, igualdade racial e inclusão, além de promover o envolvimento de comunidades historicamente desfavorecidas e social e politicamente.

Neste projeto os estudantes tem a oportunidade de interagir com o público através de uma produção teatral e exibição pública.